INSS inicia os pagamentos da 2ª parcela do 13º salário de aposentados e pensionistas

Fonte: Assessoria de Comunicação/Berwanger Advogados

Tem direito ao 13º salário, todos os segurados e dependentes da Previdência Social que receberam algum benefício do INSS durante 2023.


Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou, na última segunda-feira (26), o pagamento na segunda parcela do 13° salário.


O 13° salário do INSS é uma gratificação aos aposentados e pensionistas que recebem benefícios do INSS. O objetivo do décimo terceiro é garantir uma renda extra aos beneficiários. Sendo assim, o valor do 13° é pago em duas parcelas. Em 2023 a primeira metade do benefício será paga em maio.


Enquanto a segunda metade será depositada em junho.


Confira as datas de pagamento do 13° salário:

Os pagamentos ocorrerão de acordo com o calendário divulgado pelo Instituto Nacional do Seguro Social. Assim, para os aposentados e pensionistas que recebem benefícios com o valor de até um salário-mínimo receberão a segunda parcela ocorre entre os dias 26 de junho e 7 de julho. As datas seguem a ordem do Número de Inscrição Social, o NIS.


Os aposentados e pensionistas que recebem benefícios com o valor acima de um salário-mínimo receberão a segunda parcela ocorre entre os dias 3 de julho e 7 de julho. Do mesmo modo, as datas também seguem a ordem do NIS.


Quem tem direito ao 13° salário do INSS?


Dessa forma, tem direito ao pagamento, todos os segurados e dependentes da Previdência Social que receberam algum benefício do INSS durante o ano de 2023:


·        Auxílio por incapacidade temporária;

·        Auxílio-acidente;

·        Aposentadoria;

·        Pensão por morte;

·        Auxílio-reclusão.


Para realizar a consulta dos valores, basta acessar o site ou aplicativo do MeuINSS.


Fonte: O Previdenciarista

Compartilhe

Você também pode se interessar por

Por Gabriela Dávila 24 de julho de 2025
A sobrecarga estrutural dos Juizados Especiais Federais (JEF’s), especialmente no campo do Direito Previdenciário, exigia uma resposta à altura dos princípios de celeridade e eficiência que regem a Justiça Federal.
24 de julho de 2025
Os trabalhadores da construção civil e do mobiliário exercem atividades essenciais para o desenvolvimento urbano e industrial do país.
18 de julho de 2025
Justiça federal reconhece desigualdade de gênero na zona rural e concede BPC a idosa em situação de vulnerabilidade