INSS inicia os pagamentos da 2ª parcela do 13º salário de aposentados e pensionistas

Fonte: Assessoria de Comunicação/Berwanger Advogados

Tem direito ao 13º salário, todos os segurados e dependentes da Previdência Social que receberam algum benefício do INSS durante 2023.


Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou, na última segunda-feira (26), o pagamento na segunda parcela do 13° salário.


O 13° salário do INSS é uma gratificação aos aposentados e pensionistas que recebem benefícios do INSS. O objetivo do décimo terceiro é garantir uma renda extra aos beneficiários. Sendo assim, o valor do 13° é pago em duas parcelas. Em 2023 a primeira metade do benefício será paga em maio.


Enquanto a segunda metade será depositada em junho.


Confira as datas de pagamento do 13° salário:

Os pagamentos ocorrerão de acordo com o calendário divulgado pelo Instituto Nacional do Seguro Social. Assim, para os aposentados e pensionistas que recebem benefícios com o valor de até um salário-mínimo receberão a segunda parcela ocorre entre os dias 26 de junho e 7 de julho. As datas seguem a ordem do Número de Inscrição Social, o NIS.


Os aposentados e pensionistas que recebem benefícios com o valor acima de um salário-mínimo receberão a segunda parcela ocorre entre os dias 3 de julho e 7 de julho. Do mesmo modo, as datas também seguem a ordem do NIS.


Quem tem direito ao 13° salário do INSS?


Dessa forma, tem direito ao pagamento, todos os segurados e dependentes da Previdência Social que receberam algum benefício do INSS durante o ano de 2023:


·        Auxílio por incapacidade temporária;

·        Auxílio-acidente;

·        Aposentadoria;

·        Pensão por morte;

·        Auxílio-reclusão.


Para realizar a consulta dos valores, basta acessar o site ou aplicativo do MeuINSS.


Fonte: O Previdenciarista

Compartilhe

Você também pode se interessar por

1 de dezembro de 2025
A campanha do INSS gerou controvérsia ao reforçar a gratuidade sem ressaltar a complexidade previdenciária e a importância da orientação técnica especializada.
19 de novembro de 2025
TNU reafirma conceito ampliado de segurado especial e adota entendimento doutrinário defendido por Jane Berwanger
18 de novembro de 2025
A nota do INSS sobre a gratuidade dos benefícios gerou controvérsia ao desconsiderar a complexidade do sistema previdenciário. Embora o atendimento seja gratuito, a orientação técnica continua essencial diante de exigências formais, indeferimentos e elevada judicialização.