Operação combate fraude previdenciária


Fonte: Freepik

Uma Operação desencadeada no último dia 06, desarticulou um esquema criminoso de fraude contra a Previdência Social no Rio Grande do Norte.


Denominada Operação Ilha de Vera Cruz, a ofensiva apontou um servidor aposentado do INSS como integrante de um esquema que articulava a concessão irregular de aposentadorias para segurados especiais. A Força-Tarefa Previdenciária identificou que além do servidor do INSS, um suposto advogado também participava da fraude, produzindo documentos falsos.


O prejuízo contabilizado para a Previdência até o momento é de R$ 490 mil, contudo, com a desarticulação, cerca de R$ 4 milhões que seriam pagos futuramente, caso a fraude não fosse detectada, foram poupados.


Integram a Força-Tarefa Previdenciária, o Ministério da Previdência Social, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal.

Compartilhe

Você também pode se interessar por

1 de dezembro de 2025
A campanha do INSS gerou controvérsia ao reforçar a gratuidade sem ressaltar a complexidade previdenciária e a importância da orientação técnica especializada.
19 de novembro de 2025
TNU reafirma conceito ampliado de segurado especial e adota entendimento doutrinário defendido por Jane Berwanger
18 de novembro de 2025
A nota do INSS sobre a gratuidade dos benefícios gerou controvérsia ao desconsiderar a complexidade do sistema previdenciário. Embora o atendimento seja gratuito, a orientação técnica continua essencial diante de exigências formais, indeferimentos e elevada judicialização.