Operação combate fraude previdenciária


Fonte: Freepik

Uma Operação desencadeada no último dia 06, desarticulou um esquema criminoso de fraude contra a Previdência Social no Rio Grande do Norte.


Denominada Operação Ilha de Vera Cruz, a ofensiva apontou um servidor aposentado do INSS como integrante de um esquema que articulava a concessão irregular de aposentadorias para segurados especiais. A Força-Tarefa Previdenciária identificou que além do servidor do INSS, um suposto advogado também participava da fraude, produzindo documentos falsos.


O prejuízo contabilizado para a Previdência até o momento é de R$ 490 mil, contudo, com a desarticulação, cerca de R$ 4 milhões que seriam pagos futuramente, caso a fraude não fosse detectada, foram poupados.


Integram a Força-Tarefa Previdenciária, o Ministério da Previdência Social, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal.

Compartilhe

Você também pode se interessar por

Por Gabriela Dávila 24 de julho de 2025
A sobrecarga estrutural dos Juizados Especiais Federais (JEF’s), especialmente no campo do Direito Previdenciário, exigia uma resposta à altura dos princípios de celeridade e eficiência que regem a Justiça Federal.
24 de julho de 2025
Os trabalhadores da construção civil e do mobiliário exercem atividades essenciais para o desenvolvimento urbano e industrial do país.
18 de julho de 2025
Justiça federal reconhece desigualdade de gênero na zona rural e concede BPC a idosa em situação de vulnerabilidade