CNPS decide por redução do teto de juros do consignado do INSS

Fonte: Freepik

O Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS), aprovou ontem, quinta-feira, 17, por 14 votos a 1, o novo limite de juros para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), para 1,91% ao mês.


Com 0,06 ponto percentual, o novo teto é menor que antigo limite de 1,97% ao mês. Para o cartão de crédito consignado, o teto caiu de 2,89% para 2,83% ao mês. Tais medidas devem entrar em vigor assim que a instrução normativa for publicada no Diário Oficial da União.


O Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, disse durante a reunião, que a pasta pretende propor novas reduções no teto do consignado conforme a queda da Selic. No entanto, a justificativa para a redução apresentada, foi o corte de 0,5 ponto percentual da própria Taxa Selic (juros básicos da economia), no atual período.


Texto: Assessoria de Comunicação

Compartilhe

Você também pode se interessar por

Por Gabriela Dávila 24 de julho de 2025
A sobrecarga estrutural dos Juizados Especiais Federais (JEF’s), especialmente no campo do Direito Previdenciário, exigia uma resposta à altura dos princípios de celeridade e eficiência que regem a Justiça Federal.
24 de julho de 2025
Os trabalhadores da construção civil e do mobiliário exercem atividades essenciais para o desenvolvimento urbano e industrial do país.
18 de julho de 2025
Justiça federal reconhece desigualdade de gênero na zona rural e concede BPC a idosa em situação de vulnerabilidade