Ministro da Previdência Social diz que até dezembro a espera por um benefício não deve ultrapassar 45 dias

Fonte: Freepik

O Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, reforçou durante a 297ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), que até dezembro deste ano, o prazo máximo de espera por um benefício deverá ser de 45 dias. Sua fala reforçou o compromisso do Ministério com ações para o enfrentamento às filas.


Além da convocação de mil servidores aprovados no último concurso do INSS, Lupi destacou a realização de mutirões de perícias pelo Brasil, o uso de documentação para concessão de benefícios por incapacidade (ATESTMED) e o Programa de Enfrentamento à Fila. Segundo ele, não está descartada a possibilidade de chamar mais candidatos e ainda a realização de concurso para contratação de mais médicos peritos.


Também presente no encontro, o coordenador-geral de Relacionamento com o Cidadão, José Renato Mousinho, apresentou ao Conselho o Portal da Transparência Previdenciária, lançado em início de julho. Na plataforma é possível conferir a quantidade de requerimentos deferidos e indeferidos pelo INSS, e o detalhamento dos pedidos que aguardam na fila para análise e conclusão.


Fonte: O Previdenciarista

Compartilhe

Você também pode se interessar por

1 de dezembro de 2025
A campanha do INSS gerou controvérsia ao reforçar a gratuidade sem ressaltar a complexidade previdenciária e a importância da orientação técnica especializada.
19 de novembro de 2025
TNU reafirma conceito ampliado de segurado especial e adota entendimento doutrinário defendido por Jane Berwanger
18 de novembro de 2025
A nota do INSS sobre a gratuidade dos benefícios gerou controvérsia ao desconsiderar a complexidade do sistema previdenciário. Embora o atendimento seja gratuito, a orientação técnica continua essencial diante de exigências formais, indeferimentos e elevada judicialização.