Pagamento dos precatórios federais previstos para 2022 será feito em agosto


Foto: Freepik

Para saber se o beneficiário receberá os valores ainda em 2022 é preciso aguardar até o dia 10 de julho, quando o TRF4 publicará um evento individualizado em cada precatório

 

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) informou, na última quinta-feira (9), que pagará os precatórios federais previstos para 2022 na primeira quinzena de agosto. No entanto, o TRF4 informa que o pagamento ocorrerá em partes. Devido às limitações impostas pela PEC do Precatórios, a Emenda Constitucional 114/2022. De acordo com o Tribunal, o Conselho da Justiça Federal (CJF) repassará cerca de 48,02% dos recursos necessários para a quitação dos precatórios de 2022. Dessa forma, o TRF4 tomará como base para a formação da ordem cronológica e cálculo dos valores a serem pagos, o disposto no §8º do Art. 107-A do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.


Assim, os precatórios que ultrapassarem o limite disponibilizado pelo CJF, devem aguardar a liberação de novos valores, sendo pagos apenas em 2023.

Disponibilização nas contas dos beneficiários. Para saber se o beneficiário receberá os valores ainda em 2022 é preciso aguardar até o dia 10 de julho, quando o TRF4 publicará um evento individualizado em cada precatório. O demonstrativo informará o modo de pagamento (integral ou limitado a 180 salários mínimos), ou ainda se o pagamento ocorrerá apenas em 2023. A data da liberação dos valores nas contas dos beneficiários também constará no evento.



Os precatórios previdenciários enquadram-se como de natureza alimentícia, de modo que possuem preferência na ordem de pagamento sobre os demais (art. 100, § 1º da CF) e possuem valor superior a 60 salários mínimos. Assim, desde a aprovação da PEC dos Precatórios, a EC 114/2021, que estabeleceu um limite anual para pagamento de precatórios a partir de 2022, criou-se uma expectativa ainda maior quanto ao seu pagamento.


Fonte: TRF4 

Compartilhe

Você também pode se interessar por

19 de fevereiro de 2026
Justiça entende que demora do WhatsApp em bloquear conta clonada pode gerar indenização. Decisão reforça responsabilidade das plataformas por fraudes digitais.
19 de fevereiro de 2026
Projeto que cria 13º do Bolsa Família avança na Câmara. Entenda impactos sociais, debate fiscal e o que muda para beneficiários em 2026.
19 de fevereiro de 2026
Advogado é multado por apresentar jurisprudência inexistente gerada por IA. Caso reforça dever de revisão, boa-fé processual e responsabilidade ética na advocacia.