Governo estuda como incluir trabalhadores de serviços de aplicativo no regime de Previdência.

Foto: Pixabay

A regulamentação de um novo modelo se estenderia para trabalhadores de aplicativos de entrega e transporte.


O governo federal está avaliando a regulamentação para criar um modelo novo de contribuição previdenciária para trabalhadores de aplicativos, em especial de transporte e serviços de entrega, com a previsão de aportes tanto das empresas quanto dos trabalhadores. De acordo com o ministro do trabalho José Carlos Oliveira, já existe um desenho prévio de uma nova legislação, que vem sendo debatida com os trabalhadores e com as plataformas, mas não ainda uma proposta fechada. A preocupação central é encontrar uma forma de incluir os trabalhadores na Previdência Social, mas sem colocá-los como celetistas.  Não existe ainda um cronograma para que a legislação seja enviada ao Congresso, possivelmente por um projeto de lei, mas a intenção é que isso aconteça até o final deste ano.


Fonte: CNN

Foto: Pixabay

Compartilhe

Você também pode se interessar por

Por Gabriela Dávila 24 de julho de 2025
A sobrecarga estrutural dos Juizados Especiais Federais (JEF’s), especialmente no campo do Direito Previdenciário, exigia uma resposta à altura dos princípios de celeridade e eficiência que regem a Justiça Federal.
24 de julho de 2025
Os trabalhadores da construção civil e do mobiliário exercem atividades essenciais para o desenvolvimento urbano e industrial do país.
18 de julho de 2025
Justiça federal reconhece desigualdade de gênero na zona rural e concede BPC a idosa em situação de vulnerabilidade