Governo estuda como incluir trabalhadores de serviços de aplicativo no regime de Previdência.

Foto: Pixabay

A regulamentação de um novo modelo se estenderia para trabalhadores de aplicativos de entrega e transporte.


O governo federal está avaliando a regulamentação para criar um modelo novo de contribuição previdenciária para trabalhadores de aplicativos, em especial de transporte e serviços de entrega, com a previsão de aportes tanto das empresas quanto dos trabalhadores. De acordo com o ministro do trabalho José Carlos Oliveira, já existe um desenho prévio de uma nova legislação, que vem sendo debatida com os trabalhadores e com as plataformas, mas não ainda uma proposta fechada. A preocupação central é encontrar uma forma de incluir os trabalhadores na Previdência Social, mas sem colocá-los como celetistas.  Não existe ainda um cronograma para que a legislação seja enviada ao Congresso, possivelmente por um projeto de lei, mas a intenção é que isso aconteça até o final deste ano.


Fonte: CNN

Foto: Pixabay

Compartilhe

Você também pode se interessar por

19 de fevereiro de 2026
Justiça entende que demora do WhatsApp em bloquear conta clonada pode gerar indenização. Decisão reforça responsabilidade das plataformas por fraudes digitais.
19 de fevereiro de 2026
Projeto que cria 13º do Bolsa Família avança na Câmara. Entenda impactos sociais, debate fiscal e o que muda para beneficiários em 2026.
19 de fevereiro de 2026
Advogado é multado por apresentar jurisprudência inexistente gerada por IA. Caso reforça dever de revisão, boa-fé processual e responsabilidade ética na advocacia.