A representatividade da Lei 11.718 que completa 15 anos

Fonte: Assessoria de Comunicação/Berwanger Advogados

Na última sexta-feira, 23, a Lei 11.718, que trouxe grandes e importantes alterações para a vida dos beneficiários rurais, completou 15 anos. Para a advogada previdenciária e Diretora Científica do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário, Jane Berwanger, esse é um momento de comemoração, mas também de reflexão.


Conforme explicou, a Lei alterou o conceito do segurado especial, possibilitando a contratação de mão de obra e também tratou expressamente do desenvolvimento socioeconômico familiar. Além disso, permitiu outras fontes de renda, como ser vereador e receber benefício previdenciário, e introduziu a possibilidade de exercer outra atividade por 120 dias e a aposentadoria híbrida, que permite somar períodos urbanos e rurais. "Dentre as alterações, essa Lei ampliou ainda o rol de documentos que podem ser utilizados para comprovar a atividade rural. Ela precisa ser comemorada, pois é muito importante, mas também precisamos refletir sobre ela, pois muitas vezes ela não é conhecida, não é levada para discussão no INSS ou no Conselho de Recursos, e esse é o nosso papel como advogados", explica.

Compartilhe

Você também pode se interessar por

8 de setembro de 2025
O salário‑maternidade é um benefício destinado a mulheres que se afastam do trabalho por motivo de parto, adoção, guarda judicial, aborto espontâneo ou legal, visando proteger a maternidade ao assegurar renda e estabilidade. Em algumas hipóteses também pode ser concedido a homens: em caso de adoção ou em caso de faleci
25 de agosto de 2025
A Previdência do Produtor Rural no Brasil é um tema de grande relevância social e econômica, especialmente diante das particularidades da atividade no campo e das diversas formas de enquadramento previdenciário existentes.
11 de agosto de 2025
VAMOS FALAR DOS DESCONTOS ASSOCIATIVOS?