Tratorista com insuficiência coronariana crônica tem direito ao auxílio-doença

Foto: Freepik

A 7° Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) garantiu a concessão do auxílio-doença para um tratorista com insuficiência coronariana crônica.


Desde março de 2015, o tratorista de 50 anos está totalmente incapacitado para o trabalho habitual que exija muitos esforços físicos. Isso, porque ele sofre de insuficiência coronariana crônica com disfunção ventricular. Essa é uma deficiência de irrigação na parede do coração. Após os pagamentos do auxílio-doença terem cessado, o trabalhador entrou com uma ação solicitando restabelecimento do auxílio-doença. Além disso, o tratorista também pedia a conversão do benefício em aposentadoria por invalidez. No entanto, a Justiça Estadual de Nova Andradina/MS negou o pedido, e o trabalhador recorreu ao TRF3.


Ao analisar o caso, o TRF3 entendeu que o tratorista preenchia todos os requisitos necessários para a concessão do auxílio-doença. Conforme os laudos da perícia, o segurado não possui mais condições de exercer a atividade de tratorista. Portanto, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode submetê-lo à reabilitação profissional para possibilitar o exercício de uma nova profissão. Assim, conforme decidido pelo TRF3, o INSS deve reestabelecer o auxílio-doença, a partir de 8 de Junho de 2018, data seguinte a cessação indevida. (Processo: 5000918-69.2020.4.03.9999)

Fonte: TRF3

Compartilhe

Você também pode se interessar por

19 de fevereiro de 2026
Justiça entende que demora do WhatsApp em bloquear conta clonada pode gerar indenização. Decisão reforça responsabilidade das plataformas por fraudes digitais.
19 de fevereiro de 2026
Projeto que cria 13º do Bolsa Família avança na Câmara. Entenda impactos sociais, debate fiscal e o que muda para beneficiários em 2026.
19 de fevereiro de 2026
Advogado é multado por apresentar jurisprudência inexistente gerada por IA. Caso reforça dever de revisão, boa-fé processual e responsabilidade ética na advocacia.